Dados do Painel da Fiscalização do Sistema CFT/CRTs apontam que mais de 73,7 mil técnicas industriais estão registradas no conselho de classe, que abrange todas as regiões do Brasil. O percentual é de 8,93% sobre o total de 825 mil profissionais registrados nos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs). Embora ainda ocorra desigualdade de gênero, em 2024 o crescimento no número de registros de mulheres foi 6,8% maior em relação ao ano anterior. Nos últimos quatro anos a evolução foi de 88,19%.
E em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) destaca o papel fundamental das técnicas industriais no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Técnicas industriais em edificações são maioria entre as mulheres registradas no Sistema CFT/CRTs, representando 28,05% dos registros do público feminino.
Rio de Janeiro lidera o ranking de registros femininos entre as 27 unidades da Federação. No estado de abrangência do CRT-RJ estão registradas 17,3 mil técnicas industriais. São Paulo (CRT-SP), Minas Gerais (CRT-MG) e Bahia (CRT-BA), Espírito Santo (CRT-ES), Rio Grande do Sul (CRT-RS), e Rio Grande do Norte (CRT-RN), totalizam 39,7 mil registros. Nos estados de abrangência dos CRT-01, CRT-02, CRT-03 e CRT-04 estão registradas mais de 34,6 mil mulheres técnicas industriais.
Fonte: CFT/CRTs