Indicadores de produção e emprego industrial avançam, aponta CNI.
Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam que o faturamento real da indústria aumentou 1,6% entre janeiro e fevereiro. Com isso, a receita bruta das empresas do setor, descontada a inflação, acumula alta de 5,5% em 2025, em relação a dezembro de 2024. De acordo com a pesquisa, o número de horas trabalhadas na produção subiu 2%, em fevereiro. Assim como o faturamento, o indicador cresceu pelo segundo mês consecutivo. Em 2025, o número de horas trabalhadas na produção acumula alta de 3,3%.

De acordo com o levantamento, em fevereiro, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria permaneceu em 78,9%, considerando a série livre de efeitos sazonais, recuando 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo mês do ano passado. Já na passagem de janeiro para fevereiro, os postos de trabalho do setor aumentaram 0,4%. Em 2025, o emprego industrial acumula alta de 0,8%.
Apesar disso, a massa salarial da indústria recuou 0,6%, acumulando queda de 1,4% nos dois primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o rendimento médio do trabalhador caiu 1% na passagem de janeiro para fevereiro e totaliza 4,1% de recuo no primeiro bimestre de 2025 frente ao primeiro bimestre de 2024.
Fonte: CNI