Entre 18 países, o Brasil é o que apresenta a menor competitividade industrial.
O Ranking Competitividade Brasil (2023-2024), elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que compara o país a economias que competem no mercado internacional em produtos industriais semelhantes, apontou que o Brasil ficou em último lugar no ranking de competitividade industrial que analisa a performance de 18 países em oito fatores diretamente relacionados ao desempenho da indústria no âmbito internacional. Os Países Baixos lideram esta edição do levantamento.
Segundo a CNI, os três fatores que mais comprometeram o resultado do Brasil foram Ambiente Econômico; Desenvolvimento Humano e Trabalho; e Educação, indicadores em que o país ocupa o último lugar. Em nenhum dos macroindicadores o Brasil aparece na primeira metade do ranking. A melhor posição brasileira se dá na performance em Baixo Carbono e Recursos Naturais (12ª posição), com destaque para o uso de energias renováveis. Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, a alta complexidade na tributação e os diversos gargalos na área da macroeconomia e de investimentos são alguns dos motivos que justificam a posição do Brasil no ranking. Para ele, reduzir o Custo Brasil e aumentar os investimentos nas áreas de transporte, energia e inovação são fundamentais para aumentar a competitividade do país.
Publicado desde 2010, nesta edição a Confederação trouxe alterações metodológicas importantes, com a redefinição de países que competem com o Brasil. Anteriormente, a seleção de países era realizada pelo nível de desenvolvimento e/ou tamanho regional e inserção internacional similar à brasileira. O novo Ranking Competitividade Brasil (2023-2024) destaca as economias que possuem uma cesta de produção mais próximas à do Brasil e que estão presentes nos mesmos mercados, tanto em nível de importação quanto de exportação. O ranking completo pode ser visto no endereço: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/competitividade-brasil-comparacao-com-paises-selecionados/
Fonte: Imprensa CNI