
Blog do Henrique Pátria
Editor-Chefe e Diretor de Jornalismo da Revista Siderurgia Brasil e do Anuário Brasileiro de Siderurgia.
Jornalista com mais de 30 anos de carreira, vencedor de diversos prêmios na categoria, Henrique Pátria é uma das figuras mais proeminentes no mercado da siderurgia nacional.
Aguardo seu comentário ou sugestão: henrique@grips.com.br
Projeto de emissões de gases no setor do alumínio
A ABAL, com apoio da União Europeia e do MDIC, lança o primeiro inventário completo de emissões de gases de efeito estufa do setor de alumínio no Brasil, cobrindo de 2019 a 2023. O projeto usa metodologias internacionais e prepara o setor para o futuro comércio de emissões.
Confiança da indústria é a menor desde 2020
O ICEI caiu de 49,2 para 48 pontos em abril, menor nível desde julho de 2020. Segundo a CNI, a confiança industrial segue em queda, com recuo acumulado de 5,2 pontos em sete meses. Em 2025, industriais ainda não demonstram otimismo com o cenário econômico.
COP 30 Siderurgia mais sustentável
A economia circular é vista como caminho para tornar a siderurgia mais sustentável e competitiva. O uso de sucata e energia limpa reduz custos e emissões. A rastreabilidade e o aço verde ganham destaque em mercados exigentes, tornando-se ativos estratégicos para o setor.
Novos empreendimentos na Região Sudeste
A região Sudeste bateu recorde com 2,25 milhões de novas empresas em 2024, alta de 13,5% sobre 2023. São Paulo lidera com 1,34 milhão de aberturas. No Brasil, foram 4,3 milhões de novos negócios, puxados por serviços e MEIs. Sudeste concentrou os estados mais empreendedores.
Mercedes lança caminhão pesado totalmente elétrico
A Mercedes-Benz apresentou o eArocs 400, versão elétrica do caminhão extrapesado Arocs, na Bauma 2025. Com até 450 kW de potência, será produzido em pequena escala na Europa a partir de 2026. Livre de emissões locais, é ideal para obras urbanas e zonas de restrição ambiental.
ArcelorMittal exibe o novo carro da Stock Car
Nos dias 9 e 10 de abril, a ArcelorMittal exibiu no Shopping Vitória o novo carro madrinha da Stock Car, que usa aço da empresa na estrutura. A inovação na safety cage aumenta a segurança dos pilotos e reduz peso, reforçando o papel do aço na sustentabilidade e tecnologia do automobilismo.