No momento em que eu escrevia estas linhas, estávamos entrando em uma semana em que o futuro de nossa geração e das próximas estava em jogo. Isso porque quando esta edição da revista estiver circulando, já teremos os resultados das eleições majoritárias para a Presidência da República e para os governos estaduais no maior país da América Latina, um pleito cujo final, antes da apuração total dos votos, era absolutamente imprevisível.

Mas independentemente de quem ganhou ou perdeu, este texto que você está lendo agora representa apenas um preâmbulo para falarmos do momento em que estamos vivendo. E, nele, vamos tratar de nossa especialidade, que é a Siderurgia, começando pelo registro do Congresso Aço Brasil 2022, realizado em São Paulo nos dias 23 e 24 de agosto. Promovido pela primeira vez em formato híbrido – presencial e pela internet –, o encontro reuniu grandes autoridades e personalidades brasileiras e internacionais da cadeia mundial do setor.

A nosso ver, entre os vários painéis da programação do bem-sucedido evento, o mais destacado, sem dúvida alguma, foi o que deu oportunidade aos CEOs e dirigentes das grandes corporações produtoras de aço debaterem e darem suas opiniões a respeito do futuro da siderurgia. E o ponto de convergência da argumentação de todos os participantes recaiu sobre a discussão de soluções para viabilizar o aumento do consumo do aço em nosso país.

E tal preocupação, além de genuína, é baseada em estatísticas irrecorríveis: no Brasil, ao longo dos últimos dez anos, esse volume por habitante evoluiu apenas 20%, ou seja, a menor taxa de crescimento entre os 20 maiores produtores de aço mundiais. Confira na reportagem especial de cobertura do Congresso que trazemos em nossas páginas tudo que aconteceu no evento, e quais serão as medidas a serem tomadas, os investimentos que estão sendo feitos e as expectativas da indústria siderúrgica para reverter esse quadro, e acelerar o seu desenvolvimento no país.

Voltando para a pauta central desta edição, vamos falar de Máquinas e Equipamentos. Apresentamos vários conteúdos que ilustram a pujança e importância desse segmento no momento atual, como o relato do êxito da recente Feira Intermach 2022, realizada na cidade de Joinville/SC. No mesmo tema, trazemos também uma entrevista exclusiva com o novo e recém-empossado presidente do Conselho de Administração da Abimaq, entidade que representa no Brasil a indústria de máquinas e equipamentos, para a gestão 2022-2026, Gino Paulucci Junior.

Outro conteúdo exclusivo de destaque que apresentamos na edição, é a esclarecedora entrevista com o engenheiro de Automação Ricardo Krombauer, falando e dando dicas preciosas sobre o retrofit industrial de máquinas e equipamentos, prática que é uma das alternativas utilizada entre os empresários, principalmente em face dos investimentos envolvidos, mas que ainda provoca muitas dúvidas sobre sua eficácia entre os profissionais da cadeia siderúrgica.

Complementarmente, confira também nas páginas desta revista as sugestões de um de nossos mais assíduos leitores e colaboradores, Claudio Flor, diretor-presidente da Divimec, empresa-líder no mercado nacional na fabricação de máquinas para processamento de aço, levantando a discussão de um problema que já estamos vivendo nos dias atuais de como se pode unir, no âmbito de uma equação tangível e eficiente, a tríade ”Investimentos/Automação/Mão de Obra”, que teremos que, cada vez mais, abraçar e solucionar para conseguir gerar avanços em nossos negócios.

E não deixe de ler os artigos técnicos sobre equipamentos para processamento de aços de alta dureza, além do que fala sobre equipamentos de movimentação e manuseio de aços. E confira também as estatísticas atualizadas do setor, para ficar a par de tudo o que está acontecendo no rol dos grandes consumidores de aço, além de todas as novidades na nossa seção “Vitrine”.

Esperamos mais uma vez ter alcançado a nossa meta, que é a de apresentar um produto de qualidade e interesse para nossos leitores, que, é claro, continuam sempre convidados a manifestar suas opiniões por meio de todos os nossos canais de interação.

Boa leitura!
Henrique Patria
henrique@grips.com.br