Segundo dados divulgados pelo INDA – Instituto Nacional dos Distribuidores de Aços que representa os distribuidores e processadores de aços, as vendas de aços planos em janeiro apresentaram uma expressiva alta de 21,1% em relação ao mês de dezembro. Foram 311,2 mil toneladas contra 257 mil daquele mês. Lembramos que esta atividade normalmente apresenta por questões de sazonalidade uma queda natural em dezembro. Mas considerando as vendas registrada em janeiro do ano inteiro (2022) o crescimento foi de 4,3% uma vez que naquele mês havia sido contabilizada a venda de 298,5 mil toneladas.

As compras também apresentaram consistente crescimento, uma vez que entraram nas distribuidoras nada menos do que 319,8 mil toneladas contra 242,8 mil do mês de dezembro. Isso representou uma alta de 31,7%, e se compararmos com janeiro de 2022 o crescimento foi de 5,7%, uma vez que naquele mês as compras foram de 302,4 mil toneladas.

Com este movimento o estoque da rede de distribuição de aços planos subiu para 825,7 mil toneladas contra os 817,1 mil registrados em dezembro. Isto é um aumento de 1,1% e que representa 2,7 meses de giro de estoques.

As importações seguiram o mesmo ritmo e cresceram 6,9% com um volume de 177,2 mil toneladas, sendo a maior parte vinda da China, contra 165,7 mil toneladas do mês anterior o que significou uma alta de 6,9%. E da mesma forma em relação a janeiro de 2022 a alta foi de 4,3% uma vez que em 2022 a chegada registrada foi de 170 mi toneladas.

Com relação aos preços, Carlos Loureiro, presidente executivo do Inda, comentou que tem havido crescimento nos preços dos insumos no exterior, como o carvão, o minério de ferro de ferro e a sucata americana e que com a variação do câmbio por certo poderá levar a um aumento nos preços internos nos próximos dois meses.

Com relação às projeções para fevereiro, ele acredita que por ser um mês mais curto em numero de dias, pode haver uma retração nas vendas e compras. A conferir.

Fonte: Inda