Esta edição da nossa e da sua revista Siderurgia Brasil é dedicada ao agronegócio e à agroindústria, que vêm se destacando no cenário nacional, e elevando cada vez mais nosso nome no exterior. Como vocês sabem, temos outro canal de comunicação digital voltado à divulgação de notícias e à análise desse apaixonante setor, – o portal AgriMotor – que trata de assuntos relacionados ao agronegócio. Ambos os canais vêm aumentando exponencialmente sua audiência o que para nós é motivo de grande alegria.

O agronegócio brasileiro que tem sido um dos principais pilares de nossa balança comercial, continua sendo uma atividade que demanda vários insumos sendo o aço um dos principais. E o agro tem múltiplos atores, desde os produtores rurais de todos os portes, passando por diversos tipos de empreendedores – entre os quais os fabricantes de máquinas e fornecedores de insumos ou pelos agentes ligados à logística, e pelos diversos centros de pesquisa acadêmica lotados em universidades e empresas públicas, com destaque para a Embrapa, um verdadeiro orgulho para os brasileiros, que há exatos 50 anos, completados agora em 2023, desenvolve um incansável trabalho na criação da base tecnológica para todos os tipos de agricultura e pecuária genuinamente tropical que temos no país. Não nos esquecemos das inúmeras cooperativas espalhadas pelo Brasil, em especial aquelas que reúnem agricultores familiares dos mais diversos rincões, e contribuem como importante elo da corrente que nos transformou em uma das maiores potências agrícolas do planeta.

Para gerar o exclusivo conteúdo desta edição, tivemos a felicidade de entrevistar a vice-presidente da Anfavea para assuntos de Máquinas Agrícolas, e diretora de uma famosa multinacional instalada no Brasil, Ana Helena de Andrade. A partir de uma visão bastante coerente, ela nos dá uma panorâmica atual desse segmento, deixando claro que mesmo com as dificuldades impostas pelo momento que atravessamos, o cenário é de crescimento e de boas perspectivas.

Falamos também com o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, que nos explica o porquê do agro paulista ser um modelo de sucesso para o Brasil e para o mundo. Nesse sentido, entre várias coisas, ele destaca que 96,4% das propriedades rurais em território paulista estão plenamente regularizadas perante o CAR Cadastro Ambiental Rural, o que, além de ajudar o Brasil a cumprir suas metas e compromissos ambientais, oferece vantagens como taxa de juros menores na obtenção de Crédito Rural. Na entrevista, ele explica também as razões que permitiram São Paulo a atingir uma evolução de 6,1% em suas exportações de produtos agrícolas no 1º Semestre de 2023, ante ao último de 2022, cravando um resultado de nada menos do que US$12,63 bilhões. Complementarmente, trazemos ainda em nossas páginas um minucioso artigo contendo os números e estatísticas que atestam mais uma vez a força do agro brasileiro.

Já no campo da siderurgia, apresentamos mais um case de sucesso relacionado ao avanço do e-commerce, tendência sem volta na comercialização do aço, protagonizado por uma das empresas-líderes na comercialização da liga no Brasil. Conheçam, na prática, como isso acontece. E aproveitamos também para noticiar a premiação recebida por uma de nossas parceiras comerciais, pela qualidade dos produtos que coloca no mercado. Já nas estatísticas, algumas nuvens negras estiveram pairando sobre as atividades que cobrimos, fazendo com que seus mentores revisassem suas projeções para o ano de 2023. Em síntese, as mais atualizadas e qualificadas informações que colocam nosso leitor na “prateleira de cima” dos conteúdos sobre a siderurgia no Brasil.

Mais uma vez, agradecemos pelo prestigio de sua leitura e continuamos abertos e dispostos a receber suas sugestões, comentários e críticas por meio de nossos canais especializados. Por favor, continuem interagindo com a gente.

Boa leitura e excelentes negócios!

Henrique Pátria
henrique@grips.com.br