Segundo a pesquisa qualitativa de conjuntura econômica da FIESP, O Sensor, setembro fecha com 49,5 pontos. Apesar da elevação de 1,6 ponto em relação a agosto (47,9 pontos) há manutenção do cenário de queda, agora durante sete meses. A permanência abaixo dos 50,0 pontos indica contração da atividade. Já os estoques registram 46,8 pontos no mês, com alta de 4,7 pontos de julho a setembro.

As vendas permanecem próximas à leitura anterior, ao marcar 50,0 pontos, enquanto o indicador de empregos registra 47,3 pontos no mês, uma redução de 1,7 ponto em relação ao mês passado (49,0 pontos), o que indica queda dos empregos na indústria paulista. Os investimentos com 51,4 pontos em setembro permanecem no mesmo patamar observado em agosto.

Por fim, o mercado (que representa a percepção sobre o setor de atuação) é o destaque positivo no mês, com 50,7 pontos. O componente reverteu a sinalização de pessimismo do mês de agosto (47,0 pontos) para o otimismo em setembro. Além disso, o aumento de 3,7 pontos em comparação ao mês anterior é a maior variação entre os indicadores do Sensor deste mês. Leituras acima dos 50,0 pontos sinalizam a melhora das condições de mercado. Todos os dados contemplam o tratamento sazonal.

Fonte: Assessoria de imprensa – FIESP