O Sensor, uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica realizada pela Fiesp desde 2006, encerra novembro em 49,0 pontos. Frente a outubro, o resultado fica virtualmente estável com redução de apenas 0,1 ponto. Mantida abaixo dos 50,0 pontos, a leitura sinaliza mais um mês de contração da atividade, e indica a perspectiva de queda da atividade industrial paulista desde março deste ano. Participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.

O indicador de mercado (que representa a percepção sobre o setor de atuação) fecha em 49,4 pontos, aumento de 0,5 ponto em comparação ao mês anterior (48,5 pontos). Já os estoques registram 45,9 pontos no mês. A redução de 2,9 pontos em relação a leitura anterior (48,7 pontos) intensifica a perspectiva de estoques acima do planejado por se manter abaixo dos 50,0 pontos.

O indicador de empregos marca 48,7 pontos em novembro, a maior elevação em comparação a outubro entre os componentes (0,9 pontos), mas ainda abaixo dos 50,0 pontos. Com esta última leitura, a perspectiva de queda dos empregos é mantida pelo quinto mês consecutivo.

As vendas (50,4 pontos) aumentaram 1,0 ponto comparado a outubro (49,4 pontos), resultado que altera a sinalização de contração para aumento, por estar acima dos 50,0 pontos. Por fim, os investimentos fecham novembro com 50,6 pontos, a quinta vez que o componente fica acima dos 50,0 pontos nos onze meses levantados neste ano.

Fonte: FIESP – Assessoria de Imprensa