Dados divulgados pela FIESP indicam que a produção industrial avançou 0,1% entre setembro e outubro, sem efeitos sazonais, um crescimento de 1,2%. frente a outubro de 2022. O resultado do mês veio abaixo da projeção mensal da FIESP (+0,5) e foi influenciado pela combinação de queda na indústria extrativa (-1,1%) e estabilidade na indústria de transformação. Na variação acumulada em 12 meses, a variação permaneceu nula, um padrão que vem se mantendo ao longo de 2023: setembro (0,0%), agosto (-0,1%), julho (0,0%), junho (0,1%) e maio (0,0%). Em relação ao nível pré-pandemia (fev/2020), a atividade industrial segue defasada em 1,6%.

Na passagem de setembro e outubro, o leve avanço da atividade industrial foi influenciado pelo crescimento de uma das quatro grandes categorias econômicas e 14 dos 25 ramos industriais pesquisados. Entre os segmentos, o destaque positivo foi produtos alimentícios (+1,6%). Por outro lado, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,4%) e indústrias extrativas (-1,1%) exerceram os principais impactos negativos em outubro de 2023.

Produção industrial – Indústria Geral – Variação acumulada em 12 meses, %

 Fonte: elaboração FIESP a partir de dados do IBGE.

Segundo análise do cenário pela Fiesp, o resultado de outubro para produção industrial mantém o padrão caracterizado nos meses anteriores de variações pouco expressivas. De forma geral, no decorrer do ano, registraram-se altas e baixas moderadas, que se anularam nos resultados acumulados até outubro.

Fonte: FIESP -Assessoria de Imprensa