O mundo mudou em 2021. O portal e a revista Siderurgia Brasil acompanharam estas mudanças no universo da siderurgia e da economia.

Marcus Frediani

Após amargar um ano êxtase, por conta dos impactos da pandemia do novo coronavírus, o Brasil e o mundo começaram, em 2021, a despertar lenta e gradualmente para os novos desafios e a nova realidade planetária. Na verdade, um terreno ainda pouco conhecido, dada a dimensão das mudanças culturais e econômicas pelas quais a população da Terra ainda busca se adaptar.

E, como sentinela atenta dessa verdadeira revolução não só nos modos e costumes da sociedade, como também de pensar e fazer a gestão de empresas, indústrias e negócios, a Revista Siderurgia Brasil se manteve diligentemente ativa no acompanhamento e na análise dos fatos, para, a cada edição, levar a seus leitores não só informação atualizada, como também para apresentar a eles pistas, tendencias e, porque não dizer, a antevisão desse futuro complexo, batizado de “Novo Normal”.

Confira nesta retrospectiva especial, alguns destaques da acurada seleção de temas que nortearam nossas pautas ao longo do ano de 2021!

ANUÁRIO BRASILEIRO DA SIDERURGIA 2021
O ano de 2021 começou sob égide das boas – mas cautelosas – perspectivas para o setor, manifestadas já no título do editorial do Anuário: “O termômetro do otimismo”. Editada pela primeira vez no formato digital, a publicação trouxe uma reportagem especial sobre Balanço & Projeções dividida em cinco blocos: “Siderurgia Brasileira”; “Máquinas & Processos”; “Economia & Política”; “Construções & Edificações”; e “Indústria Automotiva”, em sequência finalizada com a análise dos números e expectativas internacionais para o mercado de Metais Não Ferrosos. Além de tudo isso, o Anuário trouxe o seu já tradicional “Guia de Compras”, um completo banco de dados com informações das instituições e operadores da cadeia siderúrgica brasileira.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 144 (MAR/21)
O otimismo renovado da indústria, impulsionado pela chegada da vacina contra a COVID-19, foi um dos temas principais da edição. Embora os resultados computados ao longo dos dois primeiros meses do ano ainda inspirassem cautela entre os players de vários setores de mercado ligados ao aço, a boa nova trazida na reportagem foi o balanço do Instituto Aço Brasil indicando que a produção de aço bruto entre maio e dezembro de 2020 havia ultrapassado o patamar pré-crise, assim como, o consumo aparente de produtos siderúrgicos e a utilização da capacidade instalada das usinas brasileiras. Porém, um “fantasma” continuava no radar: o boom dos preços das commodities, em função da continuidade das políticas expansionistas planetárias.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 145 (ABR/21)
Comemorado em 9 de abril, o Dia Mundial do Aço, foi o tema central da edição. Trazendo homenagens de personalidades, entidades e empresas da cadeia do aço, a reportagem fez um relato dos principais acontecimentos relacionados ao movimento de expansão das usinas verde e amarelas no país, até chegar ao estágio atual. Destaque da SB 145 também foi uma matéria especial sobre o projeto global XCarb, da ArcelorMittal, como parte da sua jornada para atingir seu compromisso de emissão líquida zero e carbono até 2050, por meio do uso de tecnologias de ruptura, e, ainda, uma reportagem sobre o lançamento da Gerdau Graphene, empresa do Grupo Gerdau que atua no mercado de grafeno nas Américas, dentro do conceito de open innovation.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 146 (MAI/21)
Em reportagem especial, a SB 146 chegou aportando uma notícia alvissareira para o mercado de aço: para atender de forma mais rápida e proativa às especificidades alinhadas à crescente demanda de novos produtos em aço, os centros de pesquisa das usinas brasileiras passaram a acelerar ainda mais a pesquisa de soluções inovadoras, em um esforço titânico para antecipar tendências para a cadeia siderúrgica. Com esse objetivo, a matéria evidenciou de forma especial o trabalho que vem sendo desenvolvido para Usiminas, trabalho esse que, nos últimos cinco anos, redundou no lançamento de 35 novos tipos de aço, mirando, notadamente, às aplicações não menos inovadoras de setores como o automobilístico, o da construção civil e o de mineração.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 147 (JUN/21)
Com contínuos investimentos em equipamentos e sistemas de Controle Ambiental desde o início de sua operação, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) é hoje referência nacional e mundial de eficiência produtiva e de respeito ao meio ambiente. Nas páginas da SB 147, os leitores encontraram uma entrevista exclusiva realizada com o gerente de Meio Ambiente da empresa. Destaque da edição também foi uma matéria na qual a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil demonstrou que vem apresentando índices cada vez mais expressivos de crescimento, atestando que, embora a premissa de “manter os pés no chão” continue a ser seguida, o maior acesso à tecnologia e a atitude inovadora continuam sendo prioridades absolutas no cenário da indústria.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 148 (JUL/21)
Tema polêmico que dominou as manchetes logo no início do 2º Semestre de 2021, a questão do aumento da importação de aço foi analisada a partir de diversos ângulos na edição de julho da SB. No centro do embate, a questão da suposta existência de um gap de desabastecimento interno do aço, alegada por uns e contestada por outros. Contudo, longe de ser mera suposição, algo se tornou bastante real nessa história: a continuidade dos aumentos dos preços do aço no mercado interno, turbinada pela perspectiva de alta das commodities em nível mundial. Complementarmente, a reportagem colocou em tela a necessidade de os governos brasileiro e da América Latina criarem, juntos condições para os produtores locais competirem globalmente.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 149 (AGO/21)
O Dr. Ives Gandra Martins foi o personagem que, gentilmente, concedeu mais uma brilhante e exclusiva entrevista à Revista Siderurgia Brasil. Desta feita, ele fez para os leitores uma análise precisa sobre os impactos da derrota da PEC do voto auditado no Congresso, e de temas ligados ao Ordenamento Jurídico Brasileiro, notadamente no que diz respeito ao princípio constitucional da separação dos Poderes da República, que, na opinião do jurista, não estava sendo observado, gerando muita polêmica e colocando em xeque a legitimidade constitucional e democrática de tais decisões jurisdicionais. Daí, a importância da busca pelo equilíbrio, preconizada pelo título da entrevista do Dr. Ives: “Em busca da harmonia aparentemente perdida”.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 150 (SET/21)
Além da prévia do Congresso Aço Brasil, que seria realizado no dia 29 de setembro, pela primeira vez em formato online e gratuito, a icônica edição Nº 150 da Revista Siderurgia Brasil comemorou a conquista dessa marca com uma reportagem especial. Iniciada em 1999, muito mais do que a realização de um sonho, a trajetória daquela que se tornaria a principal publicação da atualidade nas áreas da siderurgia e da metalurgia nacional, desde o princípio, representou – e ainda representa – a clara vontade de, com muito fair play, preencher um espaço vital no mercado editorial e, sobretudo, de dar voz a um segmento empresarial que hoje responde por cerca de 4% do PIB nacional, tendo, portanto, uma importância gigantesca para a economia do país.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 151 (OUT/21)
Entre as conclusões do Congresso Aço Brasil a edição de outubro de 2021 da Siderurgia Brasil, a reportagem de cobertura do evento nesta edição destacou a constatação inequívoca de que, apesar de todos os obstáculos, a indústria brasileira do aço é forte e está plenamente preparada para vencer os desafios do futuro, entre eles o da sustentabilidade. Para reforçar os compromissos e metas em prol dessa dinâmica, a SB 151 trouxe uma entrevista exclusiva com a presidente do Conselho de Administração da Aço Verde Brasil, empresa que se notabilizou como a primeira siderúrgica mundial a fabricar aço sem a utilização de combustíveis fosseis, evitando a emissão de milhões de toneladas de CO2 no meio ambiente, por meio do uso de carvão vegetal.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 152 (NOV/21)
A questão da busca incessante pela sustentabilidade na indústria mundial – incluindo, é claro, a de produção de aço – surgiu novamente nas páginas da edição Nº 152 da Revista Siderurgia Brasil, desta vez contemplando a realização da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, realizada em Glasgow, na Escócia, entre os dias 1º e 12 de novembro, reunindo 40 mil representantes de cerca de 200 nações do planeta, em torno das discussões atinentes à meta de limitar o aquecimento global. Participando da cúpula, o Brasil demonstrou que seu compromisso e sua visão estão perfeitamente alinhados com tudo aquilo que precisa ser feito para atingir tal objetivo, com muita seriedade e condição de dar exemplos ao mundo.

REVISTA SIDERURGIA BRASIL – EDIÇÃO Nº 153 (DEZ/21)
Complementando o ano de 2021, nesta edição estamos apresentando detalhes e reminiscências da fundação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, que foi fundada em 1921, em Sabará/MG, completando, portanto, 100 anos de existência. Nesse período, a usina possuía o maior alto-forno a carvão vegetal do Brasil, com capacidade para produzir 25 toneladas por dia de gusa.

Outra empresa que também está fazendo do aniversário – e está sendo alvo de nossa equipe de Redação – é a Tuper, uma das maiores produtoras de tubos de aço do Brasil. Localizada em São Bento do Sul/SC. A companhia aproveitou a data para lançar um livro contando toda a sua história, o que não deixou de ser também alvo de nossa reportagem especial.