Assim como toda a área de negócios setor sentiu os efeitos negativos da Pandemia.

Segundo a Abimaq em abril/2020 a indústria de máquinas e equipamentos registrou queda de 27% no seu faturamento. Isto anulou todo o crescimento acumulado pelo setor no primeiro trimestre de 2020. Esta inversão de posicionamento ocasionou um acumulo de queda de 6,5%, em relação ao mesmo período de 2019.

O recuo ocorreu tanto nas vendas realizadas no mercado interno (-28,5%) quanto no mercado externo (-41,6%) na análise inter anual.

Quanto a questão da manutenção de empregos, segundo a Abimaq, no final do ano passado as empresas associadas empregavam cerca de 310 mil empregados e agora no fechamento de abril este numero está ao redor de 300 mil, portanto já há uma redução de cerca de 10 mil vagas, que poderão ser muito maior, caso não haja retomada das atividades em pequeno prazo.

Outro fator importante diz respeito a carteira de pedidos futuros que recuou 10,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a ocupação da indústria, diante da crise ocasionada pela pandemia do covid-19 em relação a outras atividades continua bem razoável, com 72% de ocupação.