Deve-se procurar o “mínimo” de harmonia entre os três poderes

Com o anuncio de flexibilização da quarentena nos estados em que ainda não foram retomadas as atividades, parece que as autoridades se deram conta que se não mudarmos nada, o Brasil quebra antes do final do ano. Enquanto várias nações como China, França, Itália, Alemanha e outras já retomaram suas atividades para um patamar perto do normal por aqui se discute se vamos juntar os feriados, se vamos manter o rodízio da forma A ou B, se continua tudo fechado. Zero de planejamento.

O Brasil precisa se reinventar! Segundo a imprensa divulgou hoje pela manhã (29/05) em seminário virtual promovido pelo BNDES, o ministro Paulo Guedes disse que deveria haver uma trégua entre os poderes para retomarmos nosso curso normal da economia. Já não é sem tempo!

Todas aquelas reformas que foram idealizadas e que fariam o Brasil dar um passo adiante na sua atribulada fase de crescimento foram deixadas de lado e deram lugar a várias ações que além de inconstitucionais e sem nenhum sentido prático, não nos levarão para lugar nenhum.

Acabou de ser anunciada a queda do PIB brasileiro do primeiro trimestre em 1,5% em relação ao trimestre anterior. É a maior queda registrada em um período desde o 2º trimestre de 2015. E neste número estão somente quinze dias de paralisação em março. Dá para imaginar como virá a próxima medição relativa ao segundo trimestre em que o Brasil praticamente parou os três meses pelos efeitos da pandemia do Covid-19.

Nós simples brasileiros esperamos que cada um faça a sua parte. De nada adianta apontar defeitos sem sugerir as opções de correção dos rumos.

Henrique Patria

Henrique Patria

Editor-Chefe e Diretor de Jornalismo da Revista Siderurgia Brasil e do Anuário Brasileiro de Siderurgia.

Jornalista com mais de 30 anos de carreira, vencedor de diversos prêmios na categoria, Henrique Pátria é uma das figuras mais proeminentes no mercado da siderurgia nacional.

Aguardo seu comentário ou sugestão: henrique@grips.com.br