O Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço – INDA está comemorando em 2020  seu cinquentenário com muito sucesso e muitas realizações.

Os objetivos iniciais mudaram já que tudo se modernizou. Atualmente a entidade está mais preocupada em dotar seus associados de ferramentas de gestão e informações que lhes permitam enfrentar o novo mercado e agora o famoso “Novo Normal” da industria brasileira de forma eficiente. Entretanto continua a mesma camaradagem e amizade entre todos aqueles que tem o privilegio de participar da instituição.

A realização e apresentação de estudos de mercado, estatísticas e projeções, realização de cursos, encontros de negócios ou outros eventos é a tônica da atual administração que tem planos de trazer novos afiliados em todo o Brasil visando tornar mais a forte a entidade sempre em torno de seu objetivo comum.

Segundo consta da história lá pelos idos de 1968 em diante aconteciam as reuniões informais realizadas entre distribuidores no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul onde, que munidos de suas planilhas ainda feitas em “papel almaço quadriculado”, discutiam preços, estoques e as trocas de produtos que ficaram famosas e que eram feitas entre os participantes, tudo no “fio do bigode” onde a palavra valia mais de que qualquer contato. Por sugestão do Consider – na época era o braço do governo para a siderurgia – que tinha dificuldades de identificar um único interlocutor da categoria as tais reuniões informais foram oficializadas e se transformaram no Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço, que teve a sua Assembleia Geral de criação realizada em 23 de junho de 1970.

Foram cinco décadas em que se sucederam nomes famosos da distribuição na direção da entidade. No momento de sua fundação a líder do setor era a empresa J.Torquato, que além da matriz no Rio de Janeiro possuía filiais em vários estados brasileiros. Ela junto com várias outras contribuíram decisivamente para a criação do Inda e para mudar a figura do distribuidor de aço que era vista por muitos como somente um atravessador. A partir de sua fundação várias ações foram desenvolvidas e o instituto procurou agregar empresas de todos os tamanhos e localizados na maioria dos estados brasileiros.

Mas esta historia você vai ler completa na edição de setembro da revista Siderurgia Brasil Virtual. Vamos apresentar o melhor da história do Inda nestes 50 anos que na verdade se confunde com a história da distribuição do aço no Brasil.

A distribuição e processamento de aço continuam mostrando a sua força e a sua importância e estão contribuindo diretamente para a normalidade dos negócios na indústria brasileira. Nas estatísticas de julho, fechadas junto aos afiliados do Inda, que você encontra aqui no painel de noticias de nosso portal, vai saber que o setor está à frente do retorno às atividades normais. Os resultados das vendas e compras do setor em julho superaram os do ano passado e tudo leva a crer que aquilo que sugerimos em um recente “post” em nosso blog – Cincoenta anos em cinco – está para acontecer: Realizaremos no segundo semestre tudo o que iríamos realizar durante o ano todo.

E tem mais, segundo nos confidenciou o Carlos Loureiro, presidente do Inda, ele já acredita que os números de 2020 serão superiores ao de 2019. Só falta saber o percentual. Vamos conferir.    

Henrique Patria
Henrique Patria

Editor-Chefe e Diretor de Jornalismo da Revista Siderurgia Brasil e do Anuário Brasileiro de Siderurgia.

Jornalista com mais de 30 anos de carreira, vencedor de diversos prêmios na categoria, Henrique Pátria é uma das figuras mais proeminentes no mercado da siderurgia nacional.

Aguardo seu comentário ou sugestão: henrique@grips.com.br